Setembro

Setembro

SETEMBRO

Dia 01

Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos, fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar.

Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência.

Quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada.

Provérbios 1: 5-6,8-9,33

Dia 02

Se você pedir inteligência e compreensão a Deus se procurar a sabedoria como um tesouro escondido ou uma grande fortuna em dinheiro você certamente vai encontrar. Saberá enfim o que significa honrar e obedecer ao Senhor, o que é conhecer a Deus. 

É o Senhor quem dá sabedoria. Da sua boca vem a compreensão e a verdade. Tudo isso Ele oferece a Quem O ama e obedece.

Provérbios 2: 3-7a 

Dia 03

Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas, pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro.  

A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz.

Provérbios 3: 13-14,16-17

Dia 04

Escute, meu filho. Aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa.  Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver.  

Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo.

Provérbios 4:10-11,23,26

Dia 05

Filho, preste atenção no que eu digo com a minha sabedoria e compreensão. Então você saberá como se comportar, e as suas palavras mostrarão que você tem conhecimento das coisas. Os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite; porém, quando tudo termina, o que resta é amargura e sofrimento.

Provérbios 5:1-4

Dia 06

Filho, faça o que o seu pai diz e nunca esqueça o que a sua mãe ensinou. Guarde sempre as suas palavras bem gravadas no coração.  Os seus ensinamentos o guiarão quando você viajar, protegerão você de noite e aconselharão de dia.  As suas instruções são uma luz brilhante, e a sua correção ensina a viver.

Provérbios 6:20-23

Dia 07

Filho, lembre do que eu digo e nunca esqueça os meus conselhos. Faça o que eu digo e você viverá. Siga as minhas instruções com o mesmo cuidado com que você protege os olhos.

Elas conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras.  Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto.

Provérbios 7: 1-2,5,27

Dia 08

Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as joias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo.

Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha. Tenho riquezas e honras, prosperidade e justiça. 

Eu ando no caminho da honestidade e sigo os passos da justiça, dando riqueza aos que me amam e enchendo as suas casas de tesouros.

Provérbios 8: 11,17-18,20-21

Dia 09

Nunca repreenda uma pessoa vaidosa; ela o odiará por isso. Mas, se você corrigir uma pessoa sábia, ela o respeitará. Qualquer coisa que você ensina a uma pessoa sábia torna-a mais sábia ainda. E tudo o que você diz a uma pessoa direita aumenta a sabedoria dela.

Provérbios 9:8-9

Dia 10

Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua. As palavras dos bons são como a prata pura; As palavras dos bons fazem bem a muita gente.

Provérbios 10: 19-20a,21a

Dia 11

O Senhor Deus detesta quem usa balanças desonestas, mas gosta de quem usa pesos justos.  A honestidade livra o homem correto, mas o desonesto é apanhado na armadilha da sua própria ganância. No Dia do Julgamento, as riquezas não adiantam nada, mas a honestidade livra da morte.

Provérbios 11:1,6,4

Dia 12

Você será recompensado pelas coisas boas que disser e receberá de volta aquilo que fizer. As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram.

Provérbios 12:14,25

Dia 13

Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo.  Os bons serão recompensados pelo que dizem;

Provérbios 13:3,2a

Dia 14

O temor ao Senhor é uma fonte de vida e ajuda a evitar as armadilhas da morte. No temor ao Senhor, o homem encontra um forte apoio e também segurança para a sua família.

Provérbios 14:27,26

Dia 15

A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida. Todos os dias são difíceis para os que estão aflitos, mas a vida é sempre agradável para as pessoas que têm coração alegre.

Provérbios 15:13,15

Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos.

Dia 16

As pessoas honestas se desviam do caminho do mal; quem tem cuidado com a sua maneira de agir salva a sua vida. Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no Senhor será feliz.

Provérbios 16:7,17,20

Dia 17

O coração alegre é bom remédio para o corpo mas a tristeza na alma acaba com a saúde do homem.

Provérbios 17:22

Dia 18

O Nome do Senhor é como uma torre forte para onde as pessoas direitas vão e ficam em segurança.

Provérbios 18:10

Dia 19

Quem procura ter sabedoria ama a sua vida, e quem age com inteligência encontra a felicidade.

  • Um filho sem juízo pode levar o pai à desgraça. Uma esposa que vive resmungando é como água que pinga sem parar.

  • Um homem pode herdar dos seus pais casa e dinheiro, mas só Deus pode dar uma esposa sensata.

Provérbios 19:8,13,14

Dia 20

Há muito ouro e muitas pedras preciosas; mas falar com conhecimento, isso, sim, é uma joia de valor. O mexeriqueiro espalha os segredos; por isso fique longe de quem fala demais.

Proverbios 20:15,19

Dia 21

O homem sensato tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura, mas o insensato não, porque gasta tudo o que ganha.

provérbios 21:20

Dia 22

Preste atenção, e eu lhe ensinarei o que os sábios disseram. Estude os seus ensinamentos, e será um prazer para você lembrar deles e recitá-los.

  • Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles.

Não aceite ser fiador de ninguém porque, se você não puder pagar a dívida, levarão embora até a sua cama.

Provérbios 22:17-18,24-27

Dia 23

Escute, meu filho. Seja sábio e pense seriamente na sua maneira de viver.

Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais. Porque tanto os beberrões como os comilões vivem com sono e acabam na pobreza, vestindo trapos.

Provérbios 23:19-21

Dia 24

Não construa a sua casa, nem forme o seu lar até que as suas plantações estejam prontas e você esteja certo de que pode ganhar a vida. 

Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma. Na casa da pessoa sábia os quartos ficam cheios de coisas bonitas e de valor.

Provérbios 24:27,3-4

Dia 25

A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata.

Provérbios 25:11

Dia 26

Sem lenha o fogo se apaga; sem mexericos a briga se acaba. Como carvão sobre as brasas e lenha no fogo, assim é o briguento para atiçar uma briga.

Provérbios 26:20-21

Dia 27

Cuide bem da sua figueira e você terá figos para comer; trate bem o seu patrão e você será recompensado.

Provérbios 27:18

Dia 28

Quando os maus sobem ao poder, o povo se esconde de medo; quando eles caem do poder, o número das pessoas honestas aumenta.

Provérbios 28:28

Dia 29

Um país sem a orientação de Deus é um país sem ordem. Quem guarda a lei de Deus é feliz.

Provérbios 29:18

Dia 30

Nunca fale mal de um empregado ao patrão dele para que você não seja amaldiçoado, nem sofra por isso.

Provérbios 30:10