Janeiro
JANEIRO
Dia 01
Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel. Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência.
Provérbios 1:1-2
VALOR DA SABEDORIA:
-
O sábio recebe riquezas e honra
-
O sábio tem fruto melhor do que ouro e prata
Provérbios são declarações breves, mais vigorosas, tiradas da vida diária e usadas como normas práticas para um vida bem-sucedida.
Dia 02
Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, ... então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.
Provérbios 2:1-2,5
VALOR DA SABEDORIA:
-
Os sábios são abençoados
-
Os sábios encontram vida
O coração era o centro do intelecto e da vida na filosofia hebraica. Não só o ouvido precisava inclinar-se para a sabedoria mas o coração precisava buscar entender a sabedoria com diligência. A obediência é um empreendimento para a vida inteira.
Dia 03
Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela.
Provérbios 3.13-15
VIRTUDES DA SABEDORIA:
-
Prudência
-
Entendimento
A sabedoria traz verdadeira felicidade e apreço que ultrapassam o valor de joias ou de qualquer outro bem. A Sabedoria traz consigo vida longa, reputação e felicidade.
Dia 04
Lembre-se das minhas palavras e nunca as esqueça. Faça o que eu digo e você viverá. Procure conseguir sabedoria e compreensão. Não esqueça, nem se afaste do que eu digo. Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança.
Provérbios 4.4b-6
VIRTUDES DA SABEDORIA:
-
Excelência
-
Verdade
Dia 05
Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e, pelas praças, os ribeiros de águas? Sejam para ti somente e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias. Por que, filho meu, andarias cego pela estranha e abraçarias o peito de outra?
Provérbios 5.15-20
VIRTUDES DA SABEDORIA:
-
Justiça
-
Conhecimento
O ponto de vista de Deus quanto ao sexo no casamento – É traçado um belo paralelo entre matar a sede com água limpa e fresca e a satisfação da sede sexual do casal com a intimidade sexual e estimulante no casamento. “Alegra-te com a mulher da tua mocidade” indica que o relacionamento sexual deve proporcionar prazer aos parceiros. A esposa é descrita como terna, atraente, amorosa, e satisfatória. O ponto de vista de Deus quanto ao relacionamento sexual no casamento é o de uma parceria amorosa.
Dia 06
Filho, você é fiador de alguém? Deu a sua palavra e ficou preso na promessa que fez?Então, meu filho, agora você está nas mãos dessa pessoa. Mas há um jeito de sair disso: vá logo e peça que ela livre você dessa obrigação. Não durma, nem descanse; saia dessa armadilha, como um passarinho ou uma gazela escapa do caçador.
Provérbios 6.1-5
VIRTUDES DA SABEDORIA:
-
Conselho
-
Temor do Senhor
Advertência contra o servir de fiador
Dia 07
Trate a Sabedoria como sua irmã e o Entendimento, como o seu melhor amigo. Eles conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras. Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar. Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto.
Provérbios 7.4-5,26-27
Advertência contra o ato do adultério
Em todo o capítulo sete de Provérbios, o Espírito Santo através de Salomão aborda as consequências do envolvimento com o adultério. Pois esta prática é abandono da sabedoria e o caminho da morte.
Dia 08
Escutem! A Sabedoria está gritando: a Compreensão está chamando em voz alta. “Eu estou falando com todos vocês e faço um pedido a todos os moradores da terra.Escutem, pois digo coisas importantes; tudo o que eu digo é certo. O que eu digo é verdade, pois odeio a mentira. Tudo o que afirmo é verdadeiro; nada do que falo é enganoso ou falso.
Provérbios 8.1,4,6-8
A sabedoria convida todos os homens e mulheres a escolherem seu caminho de vida. A sabedoria está disponível a todos, mas é adquirida somente por aqueles que a amam e que a procuram
Dia 09
A Sabedoria construiu a sua casa sobre sete colunas.
Provérbios 9.1
A sabedoria que vem do céu é:
1° pura
2° pacífica;
3° bondosa e amigável;
4° cheia de misericórdia;
5° produz uma colheita de boas ações;
6° não trata os outros pela sua aparência e
7° é livre de fingimento.
(Tiago 3.17)
Dia 10
Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua. As palavras dos bons são como a prata pura; as ideias dos maus não têm valor. As palavras dos bons fazem bem a muita gente, mas a falta de juízo leva à morte.
Provérbios 10.19-21
“O silêncio é a cura de todos os males; o silêncio é bom para o sábio, quanto mais para o tolo.”
Dia 11
O orgulhoso será logo humilhado; mas com os humildes está a sabedoria.
Provérbios 11.2
Orgulho traz desgraça para a pessoa e desonra a Deus. Esse tema é comum em provérbios. Em contraste, os sábios exibem humildade. Ser humilde é ser submisso a Deus e às autoridades que ele coloca em sua vida.
“O SENHOR já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus.” (Miquéias 6.8)
Dia 12
As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram. Provérbios 12.25
As boa palavras ajudam aquele que deseja ser uma pessoa melhor, mesmo quando a vida é difícil. Deus diz para lançarmos sobre ele todas as nossas preocupações (1 Pe 5.7) e para não ficarmos ansiosos (Fp 4.6). Mas como é gratificante ouvir uma palavra de encorajamento no meio de uma tribulação! O encorajamento anima, provoca, estimula as pessoas em determinada direção.
Dia 13
Quem não castiga o filho não o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto é tempo.
Provérbios 13.24
Deus disciplina seus filhos, e os pais terrenos são instruídos a fazer o mesmo. Pais amorosos infligem desconforto temporário nos filhos para afastá-los de futuras tragédias que, inevitavelmente, acompanham uma vida sem disciplina. Deus nos disciplina para o nosso próprio bem, para que possamos partilhar de sua santidade e aprender a viver sábia e retamente. Os pais disciplinam os filhos pelos mesmos motivos. Recusar-se a disciplinar o filho é agir como seu inimigo. O amor é o eixo que equilibra e dá consistência à disciplina. O amor deve ser sempre a maior motivação para a disciplina.
Dia 14
A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.
Provérbios 14.1
A mulher sábia edifica. O fato de ser chamada de “sábia” indica que essa mulher teme e reverencia ao Senhor. Ela edifica sua casa com diligência, e ali tudo prospera, porque ela aprendeu que a sabedoria traz a felicidade e a prosperidade que almeja para a família. A mulher sábia cuida do lar, fazendo-o florescer e tornando-o um paraíso para os que nele vivem. Ela se dedica ao casamento, pois sabe que a intimidade não acontece naturalmente, mas precisa ser desenvolvida. Toda construção leva tempo, e os tijolos vão sendo assentados um a um até que um lar sólido e firme seja concluído.
Dia 15
A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios derrama conhecimento.
Provérbios 15.1,7a
A resposta branda é conciliatória e, muitas vezes, alivia uma situação tensa, porque anula a ira do outro. Respostas brandas exigem gentileza, domínio próprio, paciência, amor, paz – fruto do Espírito.
Dia 16
Confia ao SENHOR as tuas obras e os teus desígnios serão estabelecidos.
Provérbios 16.3
CONFIAR – engloba a ideia de que toda pessoa deve passar para as mãos de Deus os seus esforços ou rolar seus fardos sobre o Senhor. O Senhor já se encarregou deles.
Dia 17
Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando o assunto estraga a amizade.
Provérbios 17.9
A “Fofoca” destrói a amizade. Nunca o silêncio é mais considerado como ouro do que quando alguém se recusa a comentar as fraquezas de um amigo.
Dia 18
O nome do SENHOR é como uma Torre forte para onde as pessoas direitas vão e ficam em segurança.
Provérbios 18:10
O nome do Senhor é muitas vezes usado no Antigo Testamento para designar Deus. O justo ou sábio faz do Senhor o seu refúgio. O rico, erroneamente, põe sua segurança nas riquezas. A mensagem é que só Deus é refúgio seguro.
Dia 19
Um filho sem juízo pode levar o pai à desgraça. Uma esposa que vive resmungando é como água que pinga sem parar. Um homem pode herdar dos seus pais casa e dinheiro, mas só Deus pode dar uma esposa sensata.
Provérbios 19.13-14
Os componentes do lar trágico e infeliz são mostrados nestes provérbios: filho insensato e mulher resmungona. Mas a esposa prudente é cautelosa, tem discernimento e discrição. É uma boa administradora do lar. Ela é uma mulher de sabedoria prática, ela é comparada entre a herança herdada dos pais e o presente de Deus. Quem tem esta esposa deve dar o mérito a Deus.
Dia 20
O SENHOR deu aos seres humanos inteligência e consciência; ninguém pode se esconder de si mesmo.
Provérbios 20:27
Deus revela o que se encontra no mais íntimo do coração do indivíduo, da mesma forma que uma lâmpada acesa revela o que está na escuridão. Ele discerne nossos motivos e avalia nossos atos. O Espírito de Deus capacita-nos a conhecer e agradar a Deus, agindo além da consciência humana.
Dia 21
O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra. O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.
Provérbios 21:21,23
Dia 22
O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida.
Provérbios 22:4
Muitas vezes escutamos alguém falar: “ visitei Fulano e na sua casa não tinha nem lugar para sentar, de tão humilde que fulano é.” Neste provérbio, observamos que esta frase não tem nada a ver com a bíblia, pois quando a pessoa é humilde e teme ao Senhor, ela é rica, honrada e cheia de vida.
Dia 23
Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte.
Provérbios 23:13-14
Uma das mais veementes admoestações aos pais em provérbios é para disciplinarem os filhos para que possam ser libertos da morte física e espiritual. A disciplina capacita a criança a desfrutar de uma vida plena e feliz.
Dia 24
Filho meu, saboreia o mel, porque é saudável, e o favo, porque é doce ao paladar. Então, sabe que assim é a sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança.
Provérbios 24:13-14
Como o mel é para o paladar, a sabedoria é para a alma. Há uma doce satisfação na liberdade que a sabedoria proporciona. Saber o que fazer e de fato praticar isso traz alegria. Os pais devem empenhar-se em ensinar sabedoria aos filhos de maneira que lhes pareça agradável. A pessoa que acha sabedoria terá sua esperança fortalecida até o fim.
Dia 25
Não coma mel demais, pois você pode vomitar. Não vá a toda hora à casa do vizinho, pois ele pode se cansar e acabar ficando com raiva de você.
Provérbios 25:16-17
O excesso é um problema. Existe uma enorme diferença entre apetite saudável e voracidade ou gula. “toda hora” traz embutida a noção de que a visita se torna mais valiosa quando é rara. Faça suas visitas com intervalo suficiente para que elas se tornem especiais.
Dia 26
Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda. Como o carvão é para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas. As palavras do maldizente são comida fina, que desce para o mais interior do ventre.
Provérbios 26:20-22
Palavras destrutivas geram discórdia e ferem profundamente. Um prejuízo inestimável é provocado por aqueles que deliberadamente, usam as palavras para denegrir a reputação de outras pessoas. Como o fogo se apaga quando não há combustível, a contenda acaba quando não há fofoca.
Dia 27
Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz. Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.
Provérbios 27:1-2
A incerteza do futuro torna presunção predizer o que trará o amanhã. Essa afirmação não desestimula o planejamento sábio para o futuro; na verdade, ela encoraja a utilização sábia do momento presente. Portanto, é arrogância assegurar que alguém tem conhecimento do amanhã. Outra forma de orgulho é o elogio próprio. É muito mais sábio deixar que os outros lhe façam elogios.
Dia 28
O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.
Provérbios 28:9
Quem não ouve a Deus não pode esperar que Deus o ouça. “Desvia os ouvidos” indica a decisão de desviar-se da vereda da sabedoria. As práticas de um indivíduo assim, até as suas orações são “abomináveis” ao Senhor.
Dia 29
O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina.
Provérbios 29:11
O impulsivo não tem poder para controlar a expressão daquilo que sente. Todo sentimento é expresso; toda emoção ou aborrecimento é exteriorizado. Uma pessoa assim não tem controle sobre as suas palavras e atos. Em contraste o sábio sabe controlar-se. O que domina a raiva aquieta a tempestade de emoções.
Dia 30
-
Há pessoas que amaldiçoam o próprio pai e são ingratas com a própria mãe.
-
Há pessoas que pensam que são puras, mas a sua sujeira ainda não foi lavada.
-
Há pessoas que são tão orgulhosas, que olham os outros com desprezo.
-
Há pessoas que ganham a vida explorando sem dó nem piedade os pobres e os necessitados.
Provérbios 30:11-14
Aqui estão representadas quatro grupo de pessoas que possui características em comum: desrespeito, hipocrisia, orgulho e ambição. Tenha Cuidado! Observe o momento dessas atitudes e mude esses hábitos e tereis uma vida melhor.
Dia 31