Fevereiro

Fevereiro

FEVEREIRO

Dia 01

Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos, fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar.

Provérbios 1:5-6

Dia 02

JOVEM, SE VOCÊ tomar posse das minhas palavras e guardar os meus mandamentos em seu coração terá ouvidos capazes de perceber a verdadeira sabedoria e um coração pronto a receber a verdade.

Provérbios 2:1-2 - Bíblia VIVA

Dia 03

Não fique cheio de si, pensando que sua própria sabedoria é a razão do seu sucesso. A verdadeira sabedoria é amar e obedecer ao Senhor, fugindo do mal. Se você fizer isso, terá sempre saúde e vigor para enfrentar a vida.

Provérbios 3:7-8 - Bíblia VIVA

Dia 04

Meu filho, ouça com atenção os meus conselhos! Esteja sempre pronto para escutar as minhas instruções.

Elas devem estar sempre em sua mente, sempre presentes em seu coração  porque delas depende a verdadeira vida e uma saúde perfeita.

Provérbios 4:20-22

Dia 05

Os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite;  porém, quando tudo termina, o que resta é amargura e sofrimento.  Ela está descendo para o mundo dos mortos; a estrada em que ela anda é o caminho da morte.

Provérbios 5:3-5

 Dia 06

Há seis coisas que o Senhor odeia e uma última, que Ele simplesmente detesta; aqui estão elas:

  1. um olhar que demonstra orgulho no coração;
  2. mentira;
  3. violência e assassinatos;
  4. uma mente que só pensa em fazer maldade;
  5. mentira planejada para prejudicar alguém; e
  6. espalhar o ódio entre irmãos e amigos.

Provérbios 6:16-19

Dia 07 

Filho, Faça o que eu digo e você viverá. Siga as minhas instruções com o mesmo cuidado que você protege  os olhos. Grave bem os meus ensinamentos bem gravados no coração. Trate a sabedoria como sua irmã e o Entendimento como seu melhor amigo.

Provérbios 7:2-4

Dia 08

Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as joias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo. 

Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha.Tenho riquezas e honras e prosperidade e justiça.

Eu ando no caminho da honestidade e sigo os passos da justiça, dando riqueza aos que me amam e enchendo as suas casas de tesouros.

provérbios 8:11,17-18,20-21

Dia 09

Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas.

A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa.

provérbios 9:10-11

Dia 10

Aquilo que se consegue com desonestidade não serve de nada, mas a honestidade livra da morte. A pessoa honesta anda em paz e segurança, mas a desonesta será desmascarada.

Provérbios 10:2,9 

Dia 11

Algumas pessoas gastam com generosidade e ficam cada vez mais ricas; outras são econômicas demais e acabam ficando cada vez mais pobres.  Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado.

Provérbios 11:24-25

Dia 12

Você será recompensado pelas coisas boas que disser e receberá de volta aquilo que fizer.

Provérbios 12:14

Dia 13

Os bons serão recompensados pelo que dizem.  Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo.

Provérbios 13:2a,3

Dia 14

A pessoa que se mantém calma é sábia, mas a que facilmente perde a calma mostra que não tem juízo.

provérbios 14:29

Dia 15

Para o Senhor, as ofertas de quem desobedece a Ele são o pior dos pecados; no entanto, a oração do homem obediente é motivo de alegria para Deus.

Provérbios 15:8

Dia 16

Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos.

Provérbios 16:24

Dia 17

A alegria faz bem a saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos. 

Provérbios 17:22

Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: Tenham alegria!  
Filipenses 4:4

Dia 18

Sempre temos que comer o fruto das palavras que semeamos.

Nossas palavras têm poder para construir ou destruir nossa vida. Quem usa bem suas palavras receberá benefícios em troca.

Provérbios 18:20-21

Dia 19

Quem obedece os mandamentos do Senhor protege sua própria vida mas quem despreza o Senhor mostra que não dá valor à vida. Quem dá valor à sua própria vida procura se tornar sábio e usar bem sua inteligência.

Provérbios 19:16,8

Dia 20

O SENHOR deu aos seres humanos inteligência e consciência; ninguém pode se esconder de si mesmo.

Provérbios 20:27

Dia 21

Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade.

Provérbios 21:5

Dia 22

O bom nome vale mais do que muita riqueza; ser estimado é melhor do que ter prata e ouro.

Provérbios 22:1

Dia 23 

Não fique olhando para o vinho que brilha no copo, com a sua cor vermelha, e desce suavemente.  Pois no fim ele morde como uma cobra venenosa.

Provérbios 23:31-32

Dia 24

Meu filho, coma mel, pois o mel faz bem. Assim como o favo de mel é doce na sua língua,  assim também a sabedoria é boa para a sua alma. Se você a conseguir, terá um bom futuro e não perderá a esperança.

Provérbios 24:13-14

Dia 25

Você gosta de mel?

Coma um pouco de cada vez, senão ficará enjoado e acabará vomitando.  Não exagere nas visitas a seu vizinho, senão ele já não ficará contente com a sua presença.

Provérbios 25:16-17

Dia 26

Uma fogueira se apaga quando acaba a lenha; da mesma maneira, as brigas acabam quando o brigão e implicante é separado do grupo.

Provérbios 26:20

Dia 27

 O homem de bom senso percebe os perigos que tem pela frente e se defende; as pessoas ingênuas avançam às cegas e sofrem as conseqüências.

Provérbios 27:12

Dia 28

Quando os bons alcançam o poder, todos festejam; mas, quando o poder cai nas mãos dos maus, o povo se esconde de medo.  Quando os maus sobem ao poder, o povo se esconde de medo; quando eles caem do poder, o número das pessoas honestas aumenta.

Provérbios 28:12,28

 

Dia 29

Quando o governo é formado de homens justos e honestos o povo vive feliz, mas quando os líderes de uma nação são maus e desonestos o povo chora de tristeza.  Quando um rei acredita em homens mentirosos, todos os ministros e oficiais usarão a mentira para agradar o rei e subir no governo.

provérbios 29:2,12